* vídeo apresentando o momento de desaparecimento da estrela HIP 53737 (frames em câmera lenta), evidenciando o centesimal exato do desaparecimento (Hora Universal - sincronizado com hora legal Observatório Nacional).
A ocultação de uma estrela ou planeta pela Lua é um evento de fácil acompanhamento e registro por parte dos astrônomos amadores.
Uma ocultação é semelhante aos eclipses, já que envolve a passagem de um objeto celeste à frente de outro. Este evento proporciona a possibilidade de estudarmos a natureza dos astros envolvidos, nos oferecendo interessantes oportunidades de pesquisa.
Mesmo de posse de um telescópio de pouca abertura, é possível fazer algo significativo no campo do estudo lunar, testemunhando e registrando ocultações de estrelas ou planetas pela Lua. Portanto, se você possui um notebook e um telescópio de pequena abertura, conhece suas coordenadas geográficas, já pode fazer suas próprias observações sobre este fenômeno, aliás, mesmo com um binóculo e um cronômetro o interessado já pode fazer registros de ocultações de estrelas pela Lua. Logicamente há equipamentos que melhorem a precisão dos dados, mas um telescópio e um cronômetro já são o básico (há um método para a precisão do horário que relataremos em outro texto).
Com a técnica da ocultação é possível descobrir novos sistemas de estrelas, onde o brilho menos evidente de algumas é evidenciado durante o fenômeno, além de determinar correções para erros de efemérides e avaliar erros de posição de estrelas. A ciência da ocultação é explorada também no âmbito de asteroides, mas não será abordada aqui pois compete à outra área de atuação.
A ocultação de astros pela Lua se dá pela sua revolução ao redor da Terra, cobrindo estrelas, planetas e outros astros nesse caminho. Podemos caracterizar isso com os desaparecimentos e reaparecimentos de objetos, principalmente estrelas, no limbo lunar, podendo levar até mais de uma hora nesse processo. Este registro é importante para refinar o conhecimento das posições e movimentos das estrelas, e já foi utilizado no passado para se determinar a posição da Lua com grande precisão, além de variações no movimento da Lua e da Terra, coordenadas geográficas de locais isolados no nosso planeta e a descoberta de estrelas duplas.
Aqui na página da Comissão Lunar da União Brasileira de Astronomia (UBA), fornecemos mensalmente as previsões de ocultação de estrelas, planetas (pela Lua), eclipses solares (por envolver a Lua), eclipses lunares e as áreas de relatos de TLP’s (transiente lunar phenomena), que serão abordados em outro momento, além de recomendações, equipamentos e técnicas. A iniciativa visa fomentar a produção de dados envolvendo a Lua em âmbito nacional. O Objetivo será publicar os dados compilados no Boletim Ouranos, da UBA.
Os astrônomos amadores, com disposição e/ou equipamento, que queiram se juntar voluntariamente à Comissão Lunar encaminhar e-mail para observatoriodumont@yahoo.com.br ou aerominas@yahoo.com.br
Fonte: https://occultations.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário