CONTATOS DESTA COMISSÃO: aerominas@yahoo.com.br / observatoriodumont@yahoo.com (e-mail)

terça-feira, 13 de abril de 2021

Ptolomeaus e Albategnius - Por Conrado Serodio


 Finalmente uma noite um pouco mais aberta, permitindo registrar duas “gerações” de crateras no quadrante sudeste lunar : Ptolomeaus, à esquerda da imagem (da Era Pré Nectariana ~ 4,5 bilhões de anos) e Albategnius (era Nectariana ~3,8 bilhões de anos, período em que ocorreu o LHB – Bombardeio Pesado Tardio sobre a Lua).

Albategnius , com 136 km de diâmetro e 3100 metros de profundidade é uma cratera de impacto de morfologia complexa, com formato quase hexagonal e que apresenta paredes altas fortemente erodidas por impactos e desmoronamentos posteriores . Suas encostas íngremes são crivadas de impactos maiores e menores, com destaque para a cratera Klein com 45 km sobreposta aos muros de Albategnius e mais jovem do que esta. No piso de Albategnius é possível observar inúmeras craterletas e depressões rasas. O pico central de Albategnius eleva-se por cerca de 1,7 Km em relação ao piso interno e apresenta um minúsculo impacto em sua ponta.

Já Ptolomeaus ( 154 km de diâmetro) se assemelha ao que se denomina uma “planície murada”, destacando-se a grande quantidade de craterletas em seu piso. No lado externo superior de Ptlomeaus, um clássico exemplo de “catena” (cadeia) de pequenas crateras sequenciais, cuja origem é atribuída ao seguido rebote de escombros durante o impacto de formação de outras crateras maiores.

 Tele GSO 305 mm @ f/12, câmera ASI290MM – Santana de Parnaíba – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário