CONTATOS DESTA COMISSÃO: aerominas@yahoo.com.br / observatoriodumont@yahoo.com (e-mail)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Seja um colaborador da Comissão Lunar da União Brasileira de Astronomia!

Uma novidade para esta temporada de observações é a captação de novos colaboradores junto à Comissão Lunar. Para facilitar este processo utilizamos do FORMULÁRIO ONLINE DE CASTRO DE NOVOS COLABORADORES (AS)

 

A Comissão de Estudos Lunares é dividida em cinco Núcleos: Núcleo de Eclipses, Núcleo de Ocultações (estrelas e planetas), Núcleo de TLP (Transient Lunar Phenomena) e Núcleo de Topografia Lunar.

As atribuições desta Comissão são:

- Produzir artigos tutoriais e campanhas para estimular observações de eclipses lunares (inclusive penumbrais) (Núcleo de Eclipses).

- Estimular campanhas de registros de ocultações envolvendo a Lua (estelares e planetárias), trabalhando em conjunto com outras comissões (Núcleo de Ocultações);

- Orientar observadores a enviarem seus registros observacionais;

- Acompanhar e registrar os fenômenos lunares transitórios (TLP) e, juntamente com outras comissões, alertas para a possibilidade de ocorrências de impacto de meteoroides na superfície lunar e sugerir métodos de captação (Núcleo de TLP - Transient Lunar Phenomena).

- Estimular estudos da topografia lunar através de observações e posterior criação de atlas com registros desta Comissão (Núcleo de Topografia);

- Cumprir rigorosamente todos os prazos para envio de publicações e registros observacionais; 

Após o preenchimento do formulário, declarando o desejo em atuar de forma colaborativa com a Comissão, será realizado um teste de conhecimentos sobre a Lua, para melhor definir em qual dos núcleos acima o interessado será inserido.

O objetivo principal da Comissão Lunar é fomentar a observação e registro das efemérides relacionadas aos núcleos citados, tendo como produto final a elaboração de artigo contendo estes registros assim como campanhas observacionais relacionadas a eclipses, ocultações pela Lua, TLP e topografia.

Todos os colaboradores deverão registrar suas observações atendendo os campos de preenchimento de cada formulário, dando um caráter sólido, fidedigno e confiável às informações. Tabelas de dados têm sido elaboradas e disponibilizadas dentro de seus respectivos núcleos.

Assim, se você gosta de astronomia, já possui alguma experiência em observação da Lua, junte-se a nós da Comissão Lunar e se torne um COLABORADOR

 

Para efetuar seu cadastro e tornar-se um colaborador, clique aqui

  

Gilberto de Melo Dumont

Coordenador da Comissão de Estudos Lunares da U.B.A.

Diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas/MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário