Observe a imagem em anexo, veja o que parece ser uma "Ponte" onde se situa a cratera Polybius K (seta).
Isso se torna mais evidente pelo fato de Polybius K não ser uma cratera circular, tem um formato irregular, bem como, momento exato da captura o angulo de iluminação solar colaborou para evidenciar essa impressão errada.
Na observação lunar é muito facil nosso cérebro criar ou interpretar coisas que na realidade não existem.
Nas regiões próximas ao terminadouro, o jogo de luz e sombra frequentemente leva a essas comparações equivocadas.
Um desses equívocos mais notáveis, foi a famosa “Ponte O’Neill”, bem descrita pelo meu grande amigo Gilberto Dumont no texto "Uma Ponte Alienígena na Lua: verdade ou mito?" (https://www.patoshoje.com.br/blog/uma-ponte-alienigena-na-lua-verdade-ou-mito-67775.html).
Não podemos condenar esse fato, se hoje com equipamentos modernos e técnicas de fotografia avançadas, muitas coisas ainda parecem estranhas e podem ser interpretadas de maneira errada (vide a suposta cabana encontrada pela sonda Yusu-2, https://segredosdomundo.r7.com/cnsa-usa-sonda-chinesa-para-identificar-cabana-misteriosa-na-lua/), que dizer de antigamente.
De qualquer forma a fotografia lunar é uma arte maravilhosa, com ou sem ilusões de óptica, ela mostra como nosso satélite é rico em formações estranhas, evidencia que cada foto é unica e cada momento é exclusivo tornando nosso satélite um mundo digno de ser apreciado.
Texto: Avani Soares
Você pode encontrar a foto em resolução total e outras informações nos links abaixo:
https://www.astrobin.com/r1p9dv/
https://www.youtube.com/watch?v=XmeTM6M7tlg
https://www.amusingplanet.com/2019/10/a-natural-land-bridge-on-moon.html
Parabéns! Belo texto!
ResponderExcluir