CONTATOS DESTA COMISSÃO: aerominas@yahoo.com.br / observatoriodumont@yahoo.com (e-mail)

domingo, 23 de maio de 2021

Aplicativo: Daff Lua

Apesar do seu nome, este aplicativo exibe informações sobre a Lua, o Sol e os principais planetas. Entretanto, a análise se restringirá às informações sobre a Lua. Estão disponíveis dados como o calendário com as fases lunares, eclipses lunares, horários de nascer, trânsitos e ocaso, altitude e azimute, entre outros.

Primeiramente, serão apresentadas as funcionalidades do aplicativo e, posteriormente, uma análise sobre ele. 

Desenvolvedor: Evgeny Fedorischenko
Sistema: Android 4.0 ou superior
Versão analisada: 3.05
Licença: Gratuita, sem propagandas
Nota no Google Play: 4,9



Daff Lua possui algumas funcionalidades que podem ser úteis para se obter informações básicas a respeito do nosso satélite natural, como por exemplo, as mostradas na Figura 1. Para um determinado dia e horário e conforme a localidade escolhida, pode-se visualizar:

- a hora do nascer, do ocaso e do trânsito, 
- a idade dentro da lunação, 
- a altura e o azimute, 
- o percentual iluminado da Lua, 
- a constelação zodiacal em que ela se encontra no momento (abreviadamente denominada como Zodíaco) e 
- a distância em que se acha em relação à Terra. 

A partir desta tela, pode-se ter acesso a outras funcionalidades. Pouco acima do campo Nasc, acha-se se um ícone de um i. Clique nele para informações adicionais sobre a Lua. Além das informações exibidas na tela principal, foram acrescentadas (Figura 2):

- Horário do Trânsito Inferior
- Data e horário sobre as fases anterior e posterior à fase atual da Lua
- Ascensão Reta
- Declinação
- Latitude e longitude
- Diâmetro aparente da Lua
- Elongação

Além disso, pode-se visualizar a passagem da Lua na esfera celeste (Figura 3), clicando no ícone acima do campo Ocaso, no lado esquerdo. 

Existem outras funcionalidades que podem ser exploradas no aplicativo. Para isso, basta clicar no ícone de 3 linhas, no alto do aplicativo (Figura 4). A primeira opção são as Fases, como a visualização das fases da Lua em um determinado mês (Figura 5) ou ano (Figura 6).


Continuando a escolher as opções mostradas na Figura 4, pela ordem, tem-se Superlua, em que pode-se visualizar quando irão ocorrer as luas cheias próximas ao perigeu (Figura 7);  Perigeu/Apogeu, na qual são informadas as datas e horários de ocorrência de perigeu e apogeu da Lua (Figura 8), assim como um gráfico mostrando essas passagens pelo perigeu e apogeu e a posição atual da Lua; Passagem da Lua, na qual são mostradas as datas e horários de passagem da Lua nos nodos ascendentes e descendentes (Figura 9), assim como um gráfico que exibe esses pontos e a posição em que a Lua se encontra no momento em relação a eles. 


Continuando a escolher as opções mostradas na Figura 4, tem-se agora o Globo Lunar. Ao clicar sobre esta opção, o globo da Lua será exibido (Figura 10). Utilizando-se o dedo, pode-se rotacionar a Lua para qualquer posição que se queira (Figura 11). Para ampliar a imagem, basta clicar no ícone + e a partir de certo ponto, começará a ser exibido o mapa lunar com seu relevo, havendo indicações em português dos pontos mais importantes (Figura 12). Para reduzir o tamanho da imagem, basta clicar no ícone -



A Figura 13 mostra a opção Nascer/Ocaso. Ao selecioná-la, serão exibidas os horários de nascer,  trânsito e ocaso lunares para cada dia em um determinado mês (Figura 14).

A Figura 15 mostra a opção Eclipses. Ao selecioná-las, serão exibidos os tipos de eclipses que ocorrerão no ano, as datas, se serão visíveis na localidade predefinida no aplicativo, assim como se serão visualizados nesta mesma localidade (Figura 16). Ainda nessa mesma tela, ao se clicar sobre a opção Mais... serão detalhadas as informações específicas para aquele evento em especial (Figura 17). Ainda nessa tela, ao clicar-se na seta, será mostrado um diagrama detalhado mostrando-se o eclipse. 


A Figura 18 mostra a opção Diagrama de Altitude. Ao selecioná-la, será mostrado um diagrama de altitude da Lua durante todo o dia. O traço vertical verde mostra onde ela está localizada naquele momento (Figura 19). Se se selecionar a opção Máximo Diário nessa tela, será exibido o diagrama de altitude indicando os máximos diários, havendo o mesmo traço vertical verde, que mostra onde ela está situada naquele momento (Figura 20). 

Como podemos ver, o aplicativo possui funcionalidades, de uma maneira geral, que são úteis para sua utilização no dia a dia. Possui um uso intuitivo, com boa usabilidade, é gratuito e versão disponível para Android. O desenvolvedor informa na opção Sobre do aplicativo, que os mapas dos eclipses foram calculados utilizando-se as informações disponíveis no site Solar, Lunar and Planets Ephemerides [2], no qual é informado que as fórmulas utilizadas nos cálculos são as que se encontram descritas no livro "Calculs Astronomiques à l’usage des amateurs" de autoria de Jean Meeus. Meeus, juntamente com Fred Espenak, são responsáveis por gerar estatísticas e catálogos diversos para a NASA, dentre eles, aquele que contém mapas globais detalhados para cada um dos 12 064 eclipses lunares, compreendidos no período de cinco milênios (de 2.000 aC a 3.000 dC) [3]. Os catálogos de estrelas que o aplicativo utiliza são advindos do site MidnightKite [4], do professor Ph.D. Dan Bruton, do Departamento de Física e  Astronomia da ‎Universidade Estadual Stephen F. Austin‎, o qual oferece gratuitamente cartas estelares. Entretanto, não está muito clara qual a fonte dos dados que o aplicativo utiliza para a Lua ou dos algoritmos utilizados para gerar outras informações sobre ela. Ao que parece, pelas livros que o desenvolvedor indica, dentre eles estaria o "Algoritmos Astronômicos" de Meeus, que pode ter sido utilizado como base para o desenvolvimento do seu aplicativo. Assim, sugere-se uma certa cautela na utilização deste aplicativo quando se necessita de informações acuradas para determinados eventos lunares. Nesse caso, recomenda-se verificar os dados em fontes confiáveis e fazer uma comparação com os dados do aplicativo para checar a sua precisão. 

Outro ponto que gostaria de destacar são certas terminologias utilizadas, que eu particularmente acredito que podem ter sido geradas no momento de tradução do aplicativo para a nossa língua. A utilização da palavra Constelação em vez de Zodíaco (quando se mostra em qual constelação a Lua se localiza naquele momento), Diagrama de Altura em vez de Diagrama de Altitude (quando se quer demonstrar a que altura que a Lua se encontra) e Lua Cheia no perigeu (ou próxima ao perigeu) em vez de Superlua, seriam denominações mais apropriadas para se utilizar no aplicativo. Adicionalmente, acredito que seria melhor que os nomes do relevo lunar não fossem traduzidos, utilizando-se os seus nomes originais em latim. 

Por fim, para alguns pode ser um ponto negativo não existir versão deste aplicativo para iOS (Iphone). De uma forma geral, do meu ponto de vista, este aplicativo pode ser qualificado com a pontuação 3 (em 5). Aprimoramentos futuros podem modificar essa pontuação. 

Referências:

[1] FEDORISCHENKO, Evgeny. Daff Lua – Apps no Google Play. Versão 3.05. Android 4.0 ou superior: [s. n.], 07 mai. 2021. Android 4.0 ou superior. Aplicativo.

[2] JUBIER, Xavier M. Solar, Lunar and Planets Ephemerides. França, 2021. Disponível em: http://xjubier.free.fr/en/site_pages/astronomy/ephemerides.html. Acesso em: 22 maio 2021.

[3] ESPENAK, Fred; MEEUS, Jean. Five Millennium Canon of Lunar Eclipses: -1999 to +3000. [S. l.], 2009. Disponível em: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEpubs/5MCLE.html. Acesso em: 22 maio 2021.

[4] BRUTON, Dan. Free Star Charts. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: http://www.midnightkite.com/. Acesso em: 22 maio 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário