CONTATOS DESTA COMISSÃO: aerominas@yahoo.com.br / observatoriodumont@yahoo.com (e-mail)

domingo, 20 de junho de 2021

Cratera Hyginys

 


A maioria das crateras lunares são crateras de impacto, porém a cratera Hyginus (localizada a 7,75 ° N, 6,27 ° E, Sinus Medii) é uma cratera vulcânica conhecida como caldeira. Duas evidências importantes sugerem que Hyginus foi formado por processos vulcânicos. Primeiro, Hyginus não tem uma borda no relevo típico das crateras de impacto. Em segundo lugar, o anel Hyginus é irregular (não circular), o que é típico de crateras causadas por colapso. Além disso, se você olhar atentamente para uma imagem LROC NAC (em anexo), o interior de Higinus tem numerosas pequenas depressões irregulares com maior probabilidade de apresentar características de colapso, indicando uma origem vulcânica para Hyginus. Essas depressões são irregulares na imagem apresentada, distinguindo-se por um material robusto de alta refletância em suas bordas.

Toda a região de Hyginus, mostrada na foto é uma parte complexa da geologia lunar. Você não tem apenas a cratera vulcânica Hyginus, mas também Rima Higinus, um canal linear, crateras vulcânicas colapsadas alinhadas com o canal linear e depósitos piroclásticos ao redor da cratera Hyginus.

Como todas as características geológicas se relacionam entre si?

A região de Hyginus é tão incrível que ele era uma candidata a local de pouso até o cancelamento da missão da Apollo 19. Se fosse diferente, saberíamos muito mais sobre os materiais piroclásticos e a caldeira Hyginus.

Em um estudo recente, os cientistas propuseram um modelo de treinamento para Hyginus e Rima Hyginus. Em primeiro lugar, uma porção de magma do manto subiu verticalmente através da crosta lunar. O magma parou de subir próximo à superfície e se espalhou lateralmente. Essa nova injeção de material abaixo da superfície causou grande estresse na crosta, resultando em uma falha. Eventualmente, o material magmático original construído sob a superfície aumentou ainda mais a pressão do gás, aumentando assim a pressão na crosta.

Esses esforços eventualmente causaram o Graben que se formou ao longo da falha e, ainda assim, a liberação do estresse deu início a uma erupção incluindo materiais piroclásticos. Após a erupção do material magmático, uma cavidade vazia abaixo da superfície foi deixada para trás. Esta cavidade entrou em colapso, criando a cratera Hyginus. As crateras ao longo de um canal linear também foram formadas de maneira semelhante.

PS: Graben ou fossa tectônica é o nome dado na geologia estrutural a uma depressão de origem tectônica, geralmente na forma de um vale alongado com fundo plano, formado quando um bloco de terra é afundado no território circundante como resultado dos movimentos combinados falhas paralelas ou quase paralelas.


Fonte: Sarah Braden - LROC News System

Texto: Fernando Alves Rosa Junior e Avani Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário